A ortodontia é a especialidade da odontologia que corrige os problemas de posicionamento dentário e dos ossos maxilares, proporcionando uma melhor estética do sorriso, harmonia facial e função mastigatória.
Dentes mal posicionados ( “tortos”, “apinhados” , “dentes com espaço “e outros) dificultam a escovação e favorecem a inflamação gengival.
A idade ideal para consultar um ortodontista é quando se inicia a troca dos dentes de leite pelos permanentes. O tempo de tratamento depende das respostas biológicas de cada paciente, idade e tipo de má oclusão. O tratamento com aparelhos de dentes em adultos depende da boa condição gengival e do suporte ósseo.
Os aparelhos ortodonticos podem ser fixos ou removíveis, confeccionados em vários metais como: metal, acrílico, cerâmica ou combinados. Eles podem ser ortodônticos – para movimentar os dentes, ou ortopédicos – para movimentar os ossos. Os aparelhos ortodônticos são, normalmente, fixos – os chamados braquetes, ou seja, aquelas pecinhas coladas aos dentes onde são inseridos fios que promovem a movimentação dentária.